top of page

Como alterar o titular das contas de consumo em Curitiba.

Mudar para uma nova cidade é sempre um grande desafio, depois de encontrar seu novo lar em outras terras, é preciso vencer algumas burocracias para que o novo imovel se torne, de fato, sua residência. Uma delas é conseguir ativar as contas básicas de consumo, energia elétrica, distribuição de água e gás.

Em Curitiba, a capital do estado do Paraná, é atendida por três empresas de serviços públicos de consumo: Copel, Sanepar e Compagas, responsáveis respectivamente pela distribuição de energia elétrica, água e gás natural.

É importante lembrar que a titularidade de uma conta de consumo se refere à pessoa responsável pelo pagamento das faturas, e pode ser alterada em caso de mudança de proprietário, inquilino ou qualquer outra alteração na responsabilidade do imóvel.

Conhecer o procedimento de troca de titularidade é importante para garantir que as contas sejam pagas corretamente e evitar atrasos ou problemas na conexão dos serviços.

Segue com a gente e conheça o procedimento de troca de titularidade em cada uma das empresas de fornecimento de energia, água e gás em Curitiba:






COPEL (Companhia Paranaense de Energia)


Para alterar a titularidade da conta de luz da COPEL, pode ser feito de três formas, pelo site, aplicativo/telefone ou presencialmente.


Pelo site: Acesse a página da COPEL (www.copel.com);

  1. Clique em "Atendimento ao Cliente" na barra superior e selecione "Titularidade" no menu suspenso.

  2. Selecione "Alteração de titularidade" na lista de opções.

  3. Preencha o formulário de solicitação de alteração de titularidade e envie-o juntamente com a documentação exigida (RG, CPF, comprovante de residência atualizado e a última fatura da conta de luz).




Agência Física (Presencial)

Para solicitar a troca de titularidade da conta de energia elétrica da Copel em Curitiba, o novo titular deve comparecer a uma agência de atendimento da empresa com os seguintes Documentos:



Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH ou Passaporte);

CPF;

Contrato de compra e venda do imóvel, contrato de locação ou declaração de posse;

Fatura de energia atual;

Número do NIS (caso o titular seja beneficiário de algum programa social).



É importante ressaltar que, em caso de locação, o contrato deve estar registrado em cartório. A Copel não cobra taxa para a troca de titularidade, e o procedimento pode ser feito pelo titular atual ou pelo novo titular.



Por Telefone

A COPEL também permite que a alteração de titularidade seja realizada por meio do aplicativo COPEL Mobile ou por telefone, ligando para o número 0800 51 00 116.



 

SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná):


Para alterar a titularidade da conta de água da SANEPAR, responsável pela distribuição de água em Curitiba, siga estes passos:

  1. Acesse o site da SANEPAR (www.sanepar.com.br)

  2. Clique em "Atendimento" na barra superior e selecione "Serviços ao Cliente" no menu suspenso.

  3. Selecione "Alteração de Titularidade" na lista de opções.

  4. Preencha o formulário de solicitação de alteração de titularidade e envie-o juntamente com a documentação exigida (RG, CPF, comprovante de residência atualizado e a última fatura da conta de água).

A SANEPAR também permite que a alteração de titularidade seja realizada por meio do telefone, ligando para o número 0800 200 0115.



 

COMPAGAS (Companhia Paranaense de Gás):


Para alterar a titularidade da conta de gás da COMPAGAS, responsável pela distribuição de gás encanado, em Curitiba siga estes passos:

  1. Acesse o site da COMPAGAS (www.compagas.com.br)

  2. Clique em "Atendimento ao Cliente" na barra superior e selecione "Alteração de Dados Cadastrais" no menu suspenso.

  3. Preencha o formulário de solicitação de alteração de titularidade e envie-o juntamente com a documentação exigida (RG, CPF, comprovante de residência atualizado e a última fatura da conta de gás).

A COMPAGAS também permite que a alteração de titularidade seja realizada por meio do telefone, ligando para o número 0800 643 0119.





Em todas as empresas, é importante lembrar que a documentação necessária pode variar de acordo com a situação de cada caso. Por isso, é recomendável entrar em contato com a empresa de fornecimento de serviços para obter informações detalhadas sobre os documentos necessários.


 



Agora que você já sabe como mudar a titularidade das sua contas que tal descobrir quanto vai gastar com sua mudança? Com a Nomadi você recebe o melhor orçamento para sua mudança em 15 minutos.







Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page