Saiba como separar e organizar sua casa para mudança

Atualizado: Jul 12

Dicas infalíveis que você precisa saber para ter uma mudança organizada e sem dor de cabeça.



Quando o assunto é mudança sempre ficamos confusos sobre quais seriam os primeiros passos para não se enrolar quando chegar o dia de levar as coisas.


Sabemos o quão estressante pode ser todo o processo de organização, separação e busca por profissionais para realização do serviço.


A Nomadi então preparou uma lista do que fazer para preparar sua mudança de forma organizada. Antes de mais nada, vale ressaltar que essa lista é recomendada para quem já possui a maioria das mobílias e irá leva-las para um novo lar. Então caso você vá começar em uma nova residência e com tudo novo, iremos fazer uma lista só para você em um próximo blog, ok?



1. Organize-se com antecedência.


Parece óbvio, mas devido a correria do dia a dia, muitas vezes acabamos deixando as coisas de última hora e com isso acumulamos tarefas que com certeza irão prejudicar no dia da mudança.

Antecipe-se e faça um checklist de cada processo que irá te ajudar no momento da organização e transporte.

Graças a tecnologia, hoje temos diversos aplicativos de anotações pelo celular que podem te auxiliar a se lembrar e acompanhar todo o andamento.



2. Conheça a nova casa e o local antes de se mudar.


Conhecer as peculiaridades que o novo endereço vai apresentar é crucial para que não haja nenhuma surpresa na hora de transportar as mobílias, principalmente as de maior porte, que requerem força e estratégia.


É muito comum problemas em relação ao espaço acontecerem quando o indivíduo decide se mudar de uma casa para um apartamento ou então de um imóvel que fica no térreo para um novo andar. As vezes nos focamos apenas na beleza e não pensamos se é possível encaixar tudo da casa antiga na nova.


Dedique-se em reunir todas as informações necessárias, fotografe se possível e observe as características do novo imóvel como: tamanho do portão, quantidade de degraus, dimensão entre as paredes e o teto comparando com seus móveis, terreno, etc.




3. Solicitar o cancelamento ou alteração dos serviços para o novo endereço.


Além dos serviços mais óbvios como: conta de Luz, Água e Gás, em algumas ocasiões não nos recordamos dos serviços de assinatura que possuímos e só percebemos quando estamos no novo endereço.


Além disso, por conta de todo o desgaste e foco que é dedicado no dia da mudança e nos dias seguintes, alguns desses serviços de assinatura geram novas remessas de contas mesmo quando não estão sendo utilizados.


Então para evitar isso aconteça, vamos listar os serviços de assinatura mais comuns hoje em dia:

  • Telefone

  • Internet

  • TV por assinatura

  • Entregas e correspondências (revistas, jornais, produtos) Canais de streaming (Netflix, Amazon, Disney Plus)

Sabendo disso, basta entrar em contato com a administradora do serviço e verificar quais os procedimentos para realização do cancelamento ou alteração do endereço.



4. Separe tudo aquilo que não irá para a casa nova.


Chegou o momento da separação dos itens para a mudança e é nessa hora que começa a aparecer toda aquelas coisas que em algum momento você guardou e nunca mais usou. Esse é o melhor momento para revisar e separar tudo aquilo que acredita não ter mais utilidade.

  • Faça a separação desses itens e isole-os em um local que não fique misturado com os itens que serão levados para a nova residência.

  • Existem diversos locais onde aceitam doações e que seus itens ainda podem ser muito úteis.

5. Comece a embalar os objetos.


Esse é o momento em que começamos a colocar a mão na massa pra valer!

Comece separando os materiais que usaremos para embalar os objetos:

Caixa de papelão, fitas isolantes, jornais, plástico bolhas, pastas, sacos plásticos entre outros.


Separe por categorias

Uma dica interessantíssima é começar pela separação e embalagem dos seus documentos, pois além de serem fáceis de manusear, as vezes é possível organiza-los em uma única caixa.


Uma sugestão para próxima categoria pode ser as roupas. Separe-as em caixas e sinalize para que sejam identificadas de maneira mais rápida.

A sinalização das caixas podem ser feitas através de etiquetas nomeadas e com distinção de cores, ou não, o que for mais agradável para você.


Leve algumas roupas com você

Separe algumas mudas de roupas para ficar com você para pelo menos mais 1 dia, pois você provavelmente não terá tempo de organizar todo seu inventário na nova casa no mesmo dia da mudança.


Repita o mesmo processo de embalagem e sinalização para cada uma das outras categorias de itens similares.


Atenção aos itens frágeis

Dê uma atenção especial aos itens que possuem facilidade de serem danificados como: copos, pratos, vasos, espelhos, etc.

Existem várias dicas de como se embalar da maneira correta os itens frágeis para que não sejam danificados e aqui vamos sugerir nossa página no Instagram que fala como fazer o empacotamento da maneira correta.



6. Faça um kit de sobrevivência para o primeiro dia.


Dependendo de quantas pessoas estarão te ajudando nesse processo de mudança, pode ser que você não dê conta de organizar os itens para atender suas necessidades básicas, como: a alimentação, higiene e o descanso ao final do dia.

Mencionaremos alguns itens que são importantes para seu kit de primeira noite.


  • Higiene: Sabonete, Creme dental, Escola, Pente, Papel higiênico, Toalha de banho.

  • Alimentos: Almoço ou lanches, baixar aplicativos de entregas ou salvar os números e endereços de lanchonetes e restaurantes da região.

  • Descanso: Lençóis, Travesseiros, Cobertores.

7. Contate um serviço de montadores e instaladores.


Algumas vezes queremos economizar e fazer tudo por nós mesmo, mas nem sempre isso dá certo.

Sabe quando terminamos o final da montagem e sempre sobra aquele parafusinho ou pecinha que deveria estar em algum lugar, mas em algum momento deixamos de colocar? Então, muito cuidado, pois a longo prazo pode comprometer teu valioso móvel ou sua segurança!


Buscar uma empresa ou profissional especializado pode ser a melhor escolha para o "barato não sair caro"!




8. Mudando para a nova casa.


Chegou o grande dia!

Se você seguiu nossas dicas até aqui, pode ficar tranquilo que sua mudança estará perfeitamente bem organizada para ser transportada para o novo lar.


Nesse momento o maior trabalho será o transporte de todos os itens para o novo endereço. Muitos cuidados devem ser tomados e, sugerimos que, assim como no trabalho de montagem e desmontagem, a realização deste serviço seja feito por profissionais de mudanças que garantirão a qualidade do transporte e segurança dos seus itens.



9. Desempacote de forma criteriosa.


Assim como destacamos no item 5 de como embalar por categorias, também é importante que a ação de desempacotar seja feita de maneira correta, para que não fique um amontoado de itens na casa prejudicando a organização.


  1. Comece abrindo os itens frágeis e guarde-os para evitar possíveis danos.

  2. Desempacote os pertences mais usados no dia a dia. Por exemplo: utensílios de cozinha, alimentos e higiene pessoal.

  3. Só então dedique-se aos itens de roupa, mesa e banho.

  4. Por último, abra o compartimento de roupas e aproveite para fazer uma organização no seu closet como sempre quis: por divisões de cor, tipos e estações do ano!



10. Descanse e seja feliz em seu novo lar.


Cada dia será um dia novo! Esse é o momento de aproveitar depois de tudo que se dedicou para atingir seu objetivo.


Nós recebemos diversas mensagens de agradecimento e percebemos o quão importante é a história de cada indivíduo no momento da sua mudança até a chegada em seu novo lar.


Estamos sempre empenhados em realizar todos nossos serviços com a melhor qualidade e segurança para que nossos clientes marquem esta data como uma data especial em sua memória.


Um novo lar é uma conquista e tanto!

A Nomadi e toda sua equipe deseja todo o sucesso em seu novo lar!!





Posts recentes

Ver tudo