Descubra como proteger vidros e copos na mudança

Atualizado: Jul 12

Copos, vidros e porcelanas são os itens que mais sofrem perdas durante a mudança. Saiba como embalar cada um deles.


Uma das preocupações que mais surgem quando começamos a separar os itens para mudança é como organizar e embalar cada tipo de objeto para que cheguem intactos durante o transporte para o novo endereço.

Entretanto, alguns itens não podem ser simplesmente jogados para uma caixa junto aos outros objetos sem os devidos cuidados.


No guia de hoje vamos dar soluções importantes para que objetos frágeis sejam embalados corretamente e cheguem ao destino em perfeitas condições.



Separe os materiais necessários para proteção.


Antes de tudo, vamos listar os principais materiais que são utilizados para proteção desses itens. Esses materiais são facilmente encontrados em lojas de variedades e casas de construção:


  • Caixas de papelão

  • Plástico bolha

  • Fitas adesiva

  • Papel Kraft

  • Sacolas plásticas

  • Marcadores de tinta

  • Jornais



Separe-os por tipos e tamanhos


Agora que temos todos os materiais em mãos, precisamos separar os itens que serão adicionados as caixas, classificando pelo tipo e tamanho, visto que cada material poderá receber uma forma diferente de proteção.


  • Separe todos os tipos de vidros de pequeno e médio porte como: taças, copos, potes, jarras, etc.

  • Separe todos os tipos de porcelanato de pequeno e médio porte: pratos, vasos, xícaras, canecas, etc.

  • Por último, organize todos os outros itens frágeis de grande porte: Mesas de vidro, espelhos, etc.


Dessa forma, ficará muito mais fácil organizar a quantidade de caixas e materiais necessários para a proteção de cada objeto.




Comece a empacotar


Itens de pequeno e médio porte

Vamos começar empacotando os itens de pequeno porte, pois serão mais fáceis de manusear. Para isso, utilizaremos os seguintes materiais:

Plástico bolha, caixas de papelão, jornais e fita adesiva.


  1. Preencha toda a parte interna da caixa de papelão com jornal, de modo que fique uma camada macia de impacto ao fundo.

  2. De maneira cuidadosa, envolva completamente todos os objetos com plástico bolha. Para os itens pontiagudos, adicione camadas extras e posicione-os de forma que não sofram atrito com outros objetos dentro da caixa.

  3. Evite colocar muitos objetos dentro da mesma caixa. Dê espaço suficiente para que os objetos estejam firmes em suas posições e não fiquem espremidos um com os outros. Uma dica útil é preencher esses espaços com mais jornal e/ou plástico bolha.

  4. Com tudo dentro e devidamente protegido, sele totalmente as entradas das caixas com a fita adesiva. Refaça esse processo mais de uma vez garantindo que não abram durante a movimentação.






Itens de grande porte

Apesar de serem pesados e difíceis de manusear, seu processo de proteção não é tão diferente dos menores, mas alguns cuidados devem ser levados em consideração:

  1. Para mesas de vidro e espelhos, por exemplo, faça uma camada com Papel Kraft ou mantas de tecido em toda área frágil.

  2. Repita o processo de envolver completamente o objeto com plástico bolha, de forma que não sofra atrito com outros objetos.

  3. Pela superfície, sele as camadas com fita adesiva sem que elas tenham contato direto com o produto, apenas com os materiais usados na proteção.






Sinalize as caixas


Uma das coisas mais importantes, se não a mais importante, para evitar que seus itens não sejam transportados de maneira errada, é marca-los com as descrições de itens frágeis.


Assim, quando forem manuseados para as suas posições, serão colocados em locais estratégicos para evitar que sofram pressão das outras caixas ou objetos que estarão juntos no transporte.




Opte por profissionais especializados


Uma mudança exige diversos cuidados especiais, principalmente quando se trata do transporte de objetos frágeis.


Assim, a escolha de profissionais especializados é a maneira mais adequada para que seus itens cheguem em segurança, pois eles possuem experiência para posicionar corretamente todos os seus pertences. Por isso, a Nomadi sempre seleciona os melhores transportadores para que sua mudança ocorra de maneira rápida e segura.




Posts recentes

Ver tudo