Chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho, aquela vontade enorme de deitar no sofá, colocar os pés pra cima e descansar... que sensação maravilhosa né?!
Vira a cena, você entra em casa e percebe que o seu lar doce lar na verdade está um verdadeiro caos. Brinquedos espalhados, toalhas molhadas em cima da cama, mesa de jantar ainda com a jarra de suco do café da manhã, pares de tênis espalhados no corredor...
Se identificou neste drama? Pois é, manter a casa organizada é um desafio que todo mundo enfrenta no dia-a-dia. Morando sozinho, com a família, com amigos, tanto faz. Essa batalha diária sempre estará presente.
Mas você pode contar algumas armas secretas pra garantir que a desorganização ficará bem longe da sua rotina e, principalmente da sua casa ou apartamento.
Separamos 5 dicas infalíveis pra você manter sua casa sempre organizada, ou como dizia nossos pais, "um brinco".
Dica #1 - Menos coisas, mais tempo.
Você provavelmente já ouviu falar que bens materiais não trazem felicidade. Bem, essa afirmação pode até ser passível de discussão, porém quando se trata de organização esse conselho se mostra verdadeiro.
Quanto menos objetos tivermos em nossa casa, menor será a energia dedicada para manter tudo organizado. Por isso é necessário sempre repetir o exercício de avaliar se realmente você precisa de toda aquela tralha que guarda no seu lar.
Há três formas de reduzir a quantidade de itens que você mantém dentro de casa, são elas:
Doe ou venda Sabe aquela roupa de inverno que você não usa há mais de 3 anos porque o frio nunca é suficiente pra tirá-la do guarda roupa? Ou então aquela prancha de surf que você levou junto com você quando se mudou do Rio pro interior de Minas Gerais? Pois bem, assim como estes objetos existem muitos outros que já são facilmente dispensáveis na sua vida atual e você pode se desfazer deles. Aproveite campanhas de coleta de roupas e agasalhos para ajudar outras pessoas doando o que já não lhe serve mais. Caso seja um objeto que o você não deseja doar, que tal vendê-los em sites de anuncio ou simplesmente anunciar nas redes sociais, sempre haverá algum amigo ou conhecido que esteja afim de fazer negócio.
Descarte Se forem objetos, móveis ou roupas que não possam ser doados ou vendidos, descarte-os. Isso irá liberar ainda mais espaço na sua casa. Mas fique atento, alguns objetos precisam ser descartados de jeitos específicos, como é o caso de pilhas e baterias que devem ser depositados em coletores específicos. Verifique a existência dessas lixeiras específicas no seu prédio ou no seu ambiente de trabalho.
Armazene em outro local Muito populares nos Estados Unidos e em países da Europa, as Self Storage vêm se espalhando pelo Brasil nos últimos anos. Self Storage é uma espécie de serviço de armazenamento, é como se qualquer pessoa pudesse ter um depósito, assim como uma empresa. São pequenas salas concentradas em um prédio ou galpão em que você pode guardar objetos, móveis, roupas ou qualquer coisa que quiser pagando uma mensalidade fixa por isso. As mais conhecidas são a GuardeAqui e a GoodStorage, mas existem muitas outras opções nas grandes cidades.
Dica #2 - Cada coisa em seu lugar.
Lembra quando sua mãe dizia que lugar de jantar era da cozinha e não na frente da Tv ou do computador? Na organização do lar é importante seguir o mesmo conceito, porém aplicando isso aos nossos objetos e móveis.
Tente concentrar os objetos próximo ao local onde eles são utilizados, isso faz com que reduza a possibilidade deles ficarem jogados nos lugares errados. Exemplo:
Mantenha a caixa de brinquedo das crianças no quarto delas;
Objetos relacionados ao carro, como ferramentas ou aquele pneu adicional que você comprou na promoção devem ser mantidos na garagem, ou dentro até do próprio veículo;
Objetos de cozinha devem ser deixados lá, ou quando não for possível, o mais próximo dela;
Agulhas e linhas de costura sempre sempre próximo do seu guarda roupa ou de lugares onde comumente você utiliza pra fazer esse tipo de reparo.
São apenas alguns exemplos, mas você pode aplicar essa dica a praticamente todos os objetos que tiver.
Dica #3 - Utilize a tecnologia.
Uma reclamação constante, principalmente pra quem tem filhos, é casado ou ainda mora com os pais, é fazer com que todos participem da missão de manter a casa organizada.
Na maioria das vezes esse problema está ligado mais a falta de comunicação clara entre as pessoas que dividem aquela casa do que realmente com a má vontade em fazer.
Hoje, a tecnologia pode ser uma grande aliada pra nos ajudar nessa tarefa. Criar uma lista de tarefas compartilhada com todos é muito simples e pode ajudar bastante a deixar claro quem é responsável pelo que, e também a lembrar cada membro da família quais tarefas precisam ser executadas naquele dia.
Aplicativos como o Wunderlist, Todoist ou o TickTick (nossa recomendação) podem ser um grande aliado em deixar todo mundo atualizado sobre as tarefas domésticas.
O TickTick por exemplo, permite que você crie e compartilhe uma lista com várias pessoas, e sincronize em tempo real o status de cada tarefa conforme o usuário vai marcando como concluída. Você pode ainda criar alertas pra um determinado dia ou hora, ou até mesmo pela localização que o usuário está. Que tal seu filho receber um alerta que precisa arrumar os brinquedos assim que ele se aproximar de casa? Incrível, não é?
Dica #4 - O poder dos hábitos.
Ter hábitos estabelecidos é o caminho pro sucesso em muitas áreas da vida, e aqui não é diferente. Muita gente não consegue manter a casa organizada por muito tempo pois esta ação não se tornou um hábito.
Você provavelmente já colocou toda a família pra fazer uma faxina enorme na casa no domingo. Ou com uma motivação enorme arrumou todo o seu quarto no sábado de manhã. Porém chegou na semana seguinte, ou até mesmo 2 dias depois e já era, estava tudo desorganizado novamente. Isso aconteceu por você por que manter o ambiente organizado ainda não é um hábito.
Pequenas ações de organização durante o dia garantem um lar arrumado durante todo o tempo. Não deixe pra fazer depois o que você pode resolver ali naquele momento.
Recolher os pratos após a refeição, lavar e guardar fará com que você não se depare com uma pia cheia de louça na manhã seguinte. Estender a toalha molhada na área de serviço logo após o banho. Guardar os brinquedos após o tempo de lazer...
Pequenas ações quando feitas repetidamente tem grandes resultados, além do poder de criar o hábito da organização.
Dica #5 - Transforme a organização em um jogo.
Uma palavra que ganha cada vez mais espaço é "Gameficação". Ou seja, transformar ações em uma espécie de game. Empresas estão utilizando isso pra motivar seus vendedores na realização de vendas, escolas para conseguir fazer com que os alunos se interessem por aulas de história que fazem a maioria deles adormecerem.
A aplicação dessa técnica não tem limites, então porque não usá-la para melhorar a organização do seu lar, principalmente com crianças.
Aqui vai um pequeno passo a passo para você começar a aplicar:
1) Liste todas as tarefas de organização que precisam ser arrumadas;
2) Dê pontuações diferentes pra cada uma delas;
3) Divida as tarefas com cada um dos participantes do "jogo";
4) Cole esta lista em um lugar onde todos passem diariamente. A porta da geladeira é uma boa opção. Mas você também pode utilizar um dos apps da Dica #3.
5) Ao fim do dia ou da semana, contabilize os pontos (tarefas), realizados por cada um dos participantes. Dê uma pequena recompensa pro vencedor ou pra todos aqueles que realizaram um certo percentual dos pontos totais, pode ser uma guloseima ou quem sabe 1 hora a mais de lazer durante a semana.
Vá ajustando as regras, pontuações e recompensas de acordo com o desempenho dos envolvidos no game ou no tamanho do desafio.
Conclusão
Manter a sua casa organizada é um desafio diário, mas não é um bicho de sete cabeças.
Envolve hábito, utilizar as ferramentas e técnicas certas, mas principalmente realizar um pouquinho a cada dia.
Assim no fim daquele dia cansativo você terá certeza que poderá chegar em casa, colocar os pés pra cima no sofá e relaxar, sabendo que está tudo em ordem no seu lar.
Comentarios