Casa organizada com 5 passos simples


Chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho, aquela vontade enorme de deitar no sofá, colocar os pés pra cima e descansar... que sensação maravilhosa né?!

Vira a cena, você entra em casa e percebe que o seu lar doce lar na verdade está um verdadeiro caos. Brinquedos espalhados, toalhas molhadas em cima da cama, mesa de jantar ainda com a jarra de suco do café da manhã, pares de tênis espalhados no corredor...


Se identificou neste drama? Pois é, manter a casa organizada é um desafio que todo mundo enfrenta no dia-a-dia. Morando sozinho, com a família, com amigos, tanto faz. Essa batalha diária sempre estará presente.


Mas você pode contar algumas armas secretas pra garantir que a desorganização ficará bem longe da sua rotina e, principalmente da sua casa ou apartamento.

Separamos 5 dicas infalíveis pra você manter sua casa sempre organizada, ou como dizia nossos pais, "um brinco".



Dica #1 - Menos coisas, mais tempo.


Você provavelmente já ouviu falar que bens materiais não trazem felicidade. Bem, essa afirmação pode até ser passível de discussão, porém quando se trata de organização esse conselho se mostra verdadeiro.

Quanto menos objetos tivermos em nossa casa, menor será a energia dedicada para manter tudo organizado. Por isso é necessário sempre repetir o exercício de avaliar se realmente você precisa de toda aquela tralha que guarda no seu lar.


Há três formas de reduzir a quantidade de itens que você mantém dentro de casa, são elas:


  • Doe ou venda Sabe aquela roupa de inverno que você não usa há mais de 3 anos porque o frio nunca é suficiente pra tirá-la do guarda roupa? Ou então aquela prancha de surf que você levou junto com você quando se mudou do Rio pro interior de Minas Gerais? Pois bem, assim como estes objetos existem muitos outros que já são facilmente dispensáveis na sua vida atual e você pode se desfazer deles. Aproveite campanhas de coleta de roupas e agasalhos para ajudar outras pessoas doando o que já não lhe serve mais. Caso seja um objeto que o você não deseja doar, que tal vendê-los em sites de anuncio ou simplesmente anunciar nas redes sociais, sempre haverá algum amigo ou conhecido que esteja afim de fazer negócio.

  • Descarte Se forem objetos, móveis ou roupas que não possam ser doados ou vendidos, descarte-os. Isso irá liberar ainda mais espaço na sua casa. Mas fique atento, alguns objetos precisam ser descartados de jeitos específicos, como é o caso de pilhas e baterias que devem ser depositados em coletores específicos. Verifique a existência dessas lixeiras específicas no seu prédio ou no seu ambiente de trabalho.

  • Armazene em outro local Muito populares nos Estados Unidos e em países da Europa, as Self Storage vêm se espalhando pelo Brasil nos últimos anos. Self Storage é uma espécie de serviço de armazenamento, é como se qualquer pessoa pudesse ter um depósito, assim como uma empresa. São pequenas salas concentradas em um prédio ou galpão em que você pode guardar objetos, móveis, roupas ou qualquer coisa que quiser pagando uma mensalidade fixa por isso. As mais conhecidas são a GuardeAqui e a GoodStorage, mas existem muitas outras opções nas grandes cidades.


Dica #2 - Cada coisa em seu lugar.