Talvez você já tenha lido ou visto alguém dizer que contratou um Personal Organizer. Mas afinal, você sabe o que eles fazem? A gente te explica!
O termo Personal pode ser traduzido como “particular, privado ou pessoal”, já Organizer é a tradução de “organizar”. Assim como um Personal Trainer é um Treinador Particular, um Personal Organizer é um Organizador Particular!
Agora que já sabemos a tradução literal da palavra, já se tem uma noção do que se trata um Personal Organizer.
Nesse artigo vamos detalhar um pouco mais sobre as principais atividades que essa nova profissão exerce, quais suas vantagens, quanto custa e onde podemos encontra-los.
A Origem
Segundo artigo da Sebrae, a profissão de Personal Organizer surgiu nos Estados Unidos, em 1983, com um projeto de serviços de organização oferecido por Bewerly Clower, Stephanie Culp, Ann Gambrell, Maxine Ordesk e Jeanne Short. Sendo considerado um especialista em encontrar soluções para colocar fim na desorganização, o Personal Organizer tem como principais propostas prover o aumento da produtividade e bem-estar em residências e ambientes corporativos.
Como saber se eu preciso de um Personal Organizer?
Em conversa com alguns profissionais da área, nos revelaram que a falta de organização é comum na maioria das residências, principalmente nas grandes cidades, por fatores como:
Passar pouco tempo em casa devido ao trabalho
Falta de uma rotina de organização
Falta de aprendizado e não saber por onde começar
Dentre os motivos que levaram os clientes pela busca dos profissionais foram:
Mudança de residência
Gravidez
Pós-Divórcio
Home office
Principais atividades
O papel do Personal Organizer não é somente organizar aquilo que já estava desorganizado, é também criar uma rotina de organização para que os responsáveis pela moradia possam manter a rotina de organização contínua.
O trabalho do profissional é divido por várias fases que são previamente acordados com o cliente. A execução dos serviços de cada Personal Organizer pode variar, sendo eles divido por serviços específicos ou através de pacotes fechados.
Dentre os serviços comuns realizados por eles são:
Organização dos itens de cada divisão da casa (Cozinha, Banheiro, Quarto, Sala etc.)
Mudança e pós mudança (Organizar para empacotar, acompanhar o transporte, desempacotar e organizar novamente)
Criação de um Home Office organizado
Closet
Pós luto (Doação e descarte dos itens além da organização dos documentos)
Venda de cursos e treinamentos
Onde encontrar um Personal Organizer?
Atualmente não existe uma plataforma ou um site específico para encontra-los, mas muitos deles estão presentes em redes sociais e possuem sites únicos. Basta dar uma pesquisada nas redes mais populares que você certamente irá encontrar!
Quanto custa o serviço de um Personal Organizer?
Essa resposta dependerá do tipo do serviço que você escolherá, além da variedade de valores existentes no mercado atualmente. A nível de curiosidade, os valores podem iniciar em R$ 2.000 e podem chegar em mais de R$ 6.000!
Alguns desses profissionais oferecem pacotes flexíveis que podem atender somente alguns cômodos para que você possa ter sua primeira experiência!
Já pensou conseguir deixar sua casa organizada como sempre sonhou?
Está de mudança?
Caso esteja pensando em se mudar, a Nomadi é uma plataforma que busca os melhores transportadores de mudança da sua região com os menores preços!
Quer saber quanto vai custar sua mudança?
Comments